sábado, 6 de agosto de 2011

Um Exercício Simples de Visualização Criativa

Eis um exercício básico da técnica da visualização criativa: em primeiro lugar, pense em alguma coisa que você gostaria de obter. Para este exercício, escolha algo simples, cuja obtenção você possa imaginar com facilidade. Poderia ser um objeto que você quer possuir, um acontecimento que você espera que ocorra, uma situação na qual você gosta de se ver, ou algum aspecto de sua vida que você pretende melhorar.
Dirija-se a um local sossegado, onde nada o perturbará, e assuma uma posição confortável, sentando-se ou deitando-se. Relaxe completamente o seu corpo. Concentre-se na tarefa de relaxar cada músculo do seu organismo, um de cada vez, começando pelos dedos dos pés e subindo até o couro cabeludo. Deixe que toda a tensão flua para fora de seu corpo. Respire de forma lenta e profunda, utilizando a musculatura da barriga. Conte, lenta e regressivamente,  de 10 a 1, procurando sentir-se cada vez mais relaxado a cada número.
Quando sentir-se profundamente relaxado, comece a imaginar o que você deseja, do modo exato como você gostaria que fosse. Caso se trate de um objeto, imagine a si mesmo tendo-o em seu poder, fazendo uso dele, admirando-o, deleitando-se com ele, mostrando-o aos amigos. Se for uma situação ou um acontecimento, imagine a si mesmo presente e que tudo se passa da forma como você gostaria que fosse. Você poderia também imaginar o que as pessoas estariam dizendo, e quaisquer outros detalhes que contribuíssem para tornar mais real a cena aos seus olhos.
Isso poderia ser feito durante um período de tempo relativamente curto ou por vários minutos - o que lhe parecer melhor. É também importante que você se divirta ao fazê-lo. A experiência deve lhe proporcionar um prazer semelhante ao da criança que sonha acordada com o seu presente de aniversário.
A seguir, ainda mantendo a idéia em sua mente, você deve fazer a si mesmo algumas afirmações bastante otimistas e positivas (silenciosamente ou em voz alta, como preferir) a respeito dela, tais como:
"Eis-me aqui passando um maravilhoso fim de semana nas montanhas. Que programa agradável! Ou Agora eu tenho um relacionamento feliz e harmonioso com ( ) . Estamos realmente nos entendendo. "
Essas declarações otimistas constituem uma parte muito importante da visualização criativa. Termine sempre a sua visualização com esta firme declaração a si mesmo:
Isto, ou algo ainda melhor, manifesta-se agora em minha vida de uma maneira completamente harmoniosa e satisfatória, para o bem de todos os interessados.
Esta afirmação deixa em aberto a possibilidade de que algo aconteça de modo diferente e ainda melhor do que você imaginara, e serve como uma espécie de lembrete de que este processo só atua para o benefício de todas as partes envolvidas nele.
Caso surjam dúvidas ou pensamentos contraditórios, o melhor é ao opor-lhes resistência nem tentar impedir que ocorram. Isso tenderia a lhes dar um poder que eles de outra forma não teriam. Deixe simplesmente que passem pela sua consciência, e volte a se dedicar às afirmações e imagens mentais.
Ocupe-se do exercício apenas enquanto o estiver achando agradável e interessante. Pode ser cinco minutos ou meia hora. Repita-o todos os dias ou, pelo menos, com a freqüência que lhe for mais conveniente.
Como você viu, o processo básico é bastante simples. Empregá-lo de maneira plenamente eficaz, no entanto, geralmente requer um certo refinamento e uma maior compreensão dos princípios envolvido.
Do livro VISUALIZAÇÃO  CRIATIVA de SHAKTI  GAWAIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário