domingo, 31 de julho de 2011

Viva de acordo com sua consciência - by Sana

Somos seres perfeitos, livres e dotados de sabedoria. O que poucas pessoas se dão conta, é que tudo isso já está em nós. Porém, no curso da vida somos programados para sermos o que esperam de nós, de acordo com a família na qual nascemos, a comunidade que convivemos, o padrão de vida que esperam que conquistemos. Nesse caminho, podemos ser tudo aquilo que programarmos e escolhermos para concordar com aqueles aos quais aprendemos que devemos agradar e provar que somos capazes.
Pouco nos damos conta de que no decorrer deste caminho deixamos reprimido no fundo da nossa essência, os nossos desejos e talentos, aquilo que realmente somos. Com o tempo, sentiremos falta de alguém que perdemos, que deixamos no meio do caminho. E aí, precisamos parar e sentar à beira deste caminho para que nosso EU nos alcance.
Percebemos que, nos tornamos apenas mais um modelo que o sistema - ou sociedade – cria para facilitar o controle sobre nós. Pessoas bitoladas em uma crença são mais fáceis de ser dominadas e domesticadas para que não causem desordem do sistema.
Precisamos nos conscientizar do que é verdadeiro e do que foi criado como verdade. Realizar a busca pela nossa consciência.
Muitas vezes, nessa busca, confundimos e colocamos em outras pessoas ou então nas coisas materiais aquilo que acreditamos ser necessário para nos satisfazer. Substituímos aquela parte que nos falta por coisas externas.
Parece mais fácil, porque todos fazem, e se todos fazem então, vamos seguir este padrão. Tememos ser julgados e punidos como seres fracos, incapazes e rejeitados pelo meio se não seguirmos o sistema.     
SER autêntico – verdadeiro – é sinônimo de transgressão e isso incomoda. Porém, lá no fundo, existe o desejo camuflado de experimentar a sua verdade porém, o medo de ser excluído faz com que permaneçamos agindo como tolos. É preciso deixar de lado a preocupação em agir de acordo com as normas, para concordar com os outros, afinal eles sempre terão outra imagem a nosso respeito.
Não mude o que você é somente para agradar o meio. Viver na dúvida gera conflito, frustração, culpa e medo. A negação de si mesmo cria um círculo vicioso, assim estaremos sempre inventando personagens que nos afastarão cada vez mais do nosso EU.
Não existe outro igual à você, portanto, desista de ser igual aos outros. Não molde sua vida para ser aceito e admirado, isso é mentir para você mesmo, é trair seu coração, e não é bom sentir-se traído, então seja sincero com você sempre. Você será amado do jeito que você é.
Quando chegamos a este mundo, recebemos tudo pronto : o idioma que aprendemos a falar, a família que nos gerou e acolheu, o alimento, a comunidade onde crescemos, a escola que nos alfabetizou. Toda esta base já existia e ali crescemos. Aprendemos a conviver, gostando ou não, e como dependentes não tínhamos escolha. Porém, na idade adulta, cabe-nos a responsabilidade pela nossa vida e pelas crenças que queremos manter.
O que nossos pais e professores nos ensinaram, era o que eles conheciam naquela época. Nos mostraram um caminho que acreditavam seria o melhor para nós mas, não nos ensinaram que a vida não poupa ninguém e que no futuro estaremos sozinhos para fazer escolhas que terão suas conseqüências, sejam boas ou ruins. Não fomos preparados para os revezes. Chegamos a conclusão que as cobranças que nos fizeram para que seguíssemos certo sistema se tornaram um entrave. O mundo é diverso, o que era certo em nossa época e local não se enquadra em outro lugar e em outros tempos, então sofremos para nos adaptar. Queremos ser felizes. Afinal, é para isso que estamos aqui, para viver bem e sermos livres.
Liberdade é tornar-se livre dos conceitos, mitos, tradições e sentir a PAZ por ser responsável pelos seus pensamentos e ações. Procure fazer sempre o melhor por você. Você é um SER capaz de superar-se. Não desista de você, do que pode vir a tornar-se. Precisamos acreditar no nosso potencial, nascemos perfeitos, precisamos buscar esta perfeição dentro de nós. Quando você sentir que determinado espaço e cultura não tem mais a ver com você, mude! Busque o que tem a ver com você, é seu direito, este é seu propósito. Não espere que os outros te apóiem e entendam suas atitudes, eles não estão na mesma sintonia que você, tenha coragem e encare esta viagem fascinante para dentro de você.
Sonhe o sonho da sua vida, crie sonhos agradáveis, positivos, seja o personagem principal da sua história. Não acredite em julgamentos e também não julgue. Cuide-se para não se deixar levar pelas profecias, elas travam o nosso crescimento. Cuide com o que você constrói em sua mente, cuide com as palavras que usa, elas tem um poder transformador ou destruidor, vai depender de como você quiser utilizar.
Mas, antes de tudo, faça uma limpeza interior, tire tudo que não lhe serve mais, duvide de tudo que acreditou até agora. Abra-se para o novo, tem uma vida esperando por você.
O desejo por uma mudança sinaliza o início de um trabalho interior, e isto parece ser uma tarefa difícil, que muitas vezes ficará de lado porque a dúvida e o medo do ridículo, de um caminho que não sabemos onde dará e que sabe descobrir que pode ser apenas uma ilusão, nos faz desistir. Mas, uma vez despertada a consciência, dificilmente paramos.
Durante nossa vida ouvimos muitas coisas sobre o que foi aprendido e vivido por outras pessoas, situações e experiências que foram repassadas através de décadas como verdades. Cabe a cada indivíduo, analisar e rever estas verdades, conceitos e idéias, para saber o que é válido para cada um e não apenas continuar repetindo comportamentos e atitudes. Somos seres pensantes e estamos aqui para evoluir, para fazer melhor que nossos pais. Podemos fazer melhor, pelo menos tentar melhorar a forma de ver este mundo sob o ponto de vista do nosso coração ou consciência.
Chega um momento em que percebemos que é preciso romper com certos comportamentos, hábitos, lugares, pessoas e profissão para descobrirmos novas formas de viver sem, contudo, fechar as vistas para o mundo. Sempre haverá pessoas que nos puxarão de volta para seu mundinho, sempre haverá pessoas que nos colocarão medos seja para nos poupar, seja para evitar que o nosso crescimento possa deixá-lo inferior. Isso é problema deles. Nós precisamos saber separar o que ouvimos. Não tomar para nós a verdade do outro, não acreditar que o que foi bom para o outro será bom para nós.
Na verdade, nem todos vivem a sua própria verdade, mas sim aquela que querem que acreditemos, para que pareçam normais. Lembre-se: SUA VIDA SÓ VOCÊ A VIVE, SÓ VOCÊ COLHE OS FRUTOS DAS SUAS ESCOLHAS, SÓ VOCÊ SOFRE AS CONSEQUÊNCIAS DA SUA ATITUDE. Portanto, não se importe com a opinião alheia, não sofra pela ignorância dos outros. A mudança do mundo começa a partir da mudança interior que acontece dentro de você. O mundo torna-se melhor quando nos dispomos a fazê-lo melhor dentro de nós e com as atitudes que teremos diante das situações. Não estou propondo que passemos a ser bananas, apenas a se impor de forma inteligente e ter paciência para receber os benefícios das novas atitudes. Não nos disseram que a vida não seria fácil, mas também não precisamos acreditar que é impossível. Precisamos encontrar a nossa fórmula para torná-la agradável, simples e rica.
Viva de acordo com sua consciência, seja verdadeiro com você mesmo, é isso que lhe trará PAZ.

Beijo no coração, Sana

Nenhum comentário:

Postar um comentário